01jun
De: Ingrid Em: junho 01, 2018 Categoria: Entrevistas Comentários: 0

Villela da Matta é fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCoaching Corporate. Um dos maiores especialistas em business coaching do país, Villela da Matta atuou em organizações como Mercedes-Benz e Deutsche Telekom. Ele participou da formação de mais de 20 mil coaches em mais de uma década de trabalho dedicado ao desenvolvimento do potencial humano.  É o primeiro master coach do Brasil, publicando os títulos: “Estratégias Avançadas de Vendas” e “Engajamento Total”.

Villella é mais um entrevistado do canal Turnaround de Edgar Ueda. Neste bate-papo ele dá dicas valiosas sobre o verdadeiro significado do sucesso e também alerta: “acabe com as suas esperanças”. Entenda tudo isso no texto abaixo ou assistindo a sua entrevista.

Edgar Ueda: Quais seriam as características de pessoas de sucesso no seu modo de enxergar as coisas?

Vilella da Matta: Para falar de características de sucesso você precisa definir o que é se tornar bem-sucedido. Essa é uma palavra extremamente subjetiva que pode significar diversas coisas para diversas pessoas. Descobri que sucesso fundamentalmente é você estar evoluindo e crescendo em todas as áreas da vida. Relacionamento, saúde, espiritualidade, carreira, finanças. Isso significa que qualquer um pode se tornar bem-sucedido. Sucesso não é um ponto de chegada, ele é um caminho. Sucesso não pode ser confundido com um prêmio. Você pode se sentir um fracassado por parar de crescer e evoluir em todas as áreas da vida. Isso é a busca da supremacia. Não basta você ser bem-sucedido em uma área da vida. O sucesso está relacionado com a evolução constante em todas as áreas da vida. É por isso que apenas 1% da população realmente se enquadra no grupo de pessoas, que são bem sucedidas, extremamente realizadas. Não tem nada a ver com o tamanho da conquista. Tem a ver com o tamanho constante da evolução. Pessoas bem-sucedidas têm esse princípio de vida que é ter um equilíbrio na vida para que todas as áreas possam estar crescendo evoluindo.

Edgar Ueda: Você trabalha com desenvolvimento humano, transformação de alta performance. Nós temos uma tendência a ficar numa zona de conforto. Em termos de virada o que é fundamental na vida das pessoas?

Villela da Matta: A zona de conforto é uma zona boa. Eu adoro a zona de conforto, é um lugar quentinho, é gostoso. Nós buscamos e queremos ter a zona de conforto. O problema é quando a zona de conforto interage diretamente com a sua evolução e o seu crescimento e na verdade estamos falando de um hábito muito forte que é a procrastinação. Aí sim a zona de conforto é ruim. Quando você entende que precisa fazer alguma coisa para a sua vida ser melhor e você não está fazendo determinada coisa. Então não chamo isso de zona de conforto e sim zona de estagnação, uma zona de desesperança. Pessoas que não conseguem usualmente fazer aquilo que tem que ser feito, já entraram numa zona de desesperança e não conseguem acreditar mais que o futuro delas pode ser melhor.

Edgar Ueda: O que seria necessário para uma pessoa sair do estado que ela está para o estado desejado? Qual seria o acúmulo de competências ideal para o sucesso?

Villela da Matta:  Sucesso é uma palavra extremamente emocional e representa muitas coisas para diversas pessoas. É uma palavra desgastada. Poucas pessoas conseguem definir com precisão o que é esse conceito chamado sucesso. A minha vida mudou por completo quando eu passei a ter esse entendimento e consegui construir um plano para que eu pudesse me sentir extremamente realizado. As pessoas acreditam que o sucesso é um ponto de chegada. É preciso de um esforço continuado em todas as áreas. Qualquer pessoa pode se sentir bem-sucedida.

Edgar Ueda: Estamos num momento em que se fala muito de crise. É uma percepção? Está na nossa cabeça? Podemos mudar esse mindset?

Villela da Matta: Ela existe, é uma crise mundial, financeira. No Brasil a crise  que estamos vivendo não tem muito a ver com o reflexo da política econômica ou até mesmo da condução dos nosso governantes, tem a ver com a crise de competências dos indivíduos e empresários. Por muito tempo, tanto os profissionais quanto os empresários se acostumaram com o vento nas costas. Economia pujante, tudo acelerando. Quando você tem alguma dificuldade é necessário que você tenha habilidades que sejam capazes de vocÊ ser competente na sua carreira ou na sua empresa. Essas habilidades não foram desenvolvidas por muito tempo. Hoje muitos empresários estão falindo e podem até culpar a crise econômica, mas o fato é que eles falharam pela crise de competências estratégicas. Crise de competência de liderança, de marketing, de vendas. O bom de quando um indivíduo assume que ele está sem as habilidades necessárias para enfrentar os desafios é que ele tem a oportunidade de olhar para dentro e perguntar sobre o que ele precisa aprimorar para superar a dificuldade. Isso se aplica na vida toda. 75% dos relacionamentos terminam antes de completar sete anos e ao invés de as pessoas se voltarem para dentro de si e perguntarem o que precisam fazer elas colocam a responsabilidade em fatores externos.

Edgar Ueda: Sua empresa é considerada a maior hoje no seu segmento e referência no Brasil e exterior. Falando de modelagem, se houvesse um modelo “Villela” para que as pessoas se espelhassem quais seriam os maiores destaques?

Villela da Matta: São vários itens. Quando a gente vai modelar alguém existem os fatores macros e os fatores micros. Fundamentalmente eu e a minha equipe temos o maior orgulho de construir o que construímos no Brasil. No nosso segmento construímos a maior organização de empresa do mundo e é referência mundial. Trouxe o coaching pro Brasil em 1999 quando no mundo já existia ao coaching. O mundo já falava nisso 15 anos de eu trazer para o Brasil. Primeiramente tenha sonhos elevados. Essa empresa foi construída debaixo de uma árvore na França, tomando um vinho, eu e a Flora. Ali nasceu o sonho de ter a maior empresa de coaching do mundo.

Edgar Ueda: As pessoas precisam dar o primeiro passo. Qual é a dica que você deixa para quem quer dar sua primeira virada?

Vilella da Matta: Decida. As pessoas não são ricas por não decidirem ser ricas. Decidir é a palavra mais importante existente no dicionário. Ela vem do latim e significa corta. Quando você decide algo para a sua vida você corta com qualquer outra possibilidade que não seja aquela que você estabeleceu para ser feita. Decida ser bem-sucedido, decida ser brilhante, é só uma questão de decisão. Tudo que você vai ter que fazer é se desenvolver. De onde você está hoje para onde você quer chegar em qualquer área da vida existe um gap de competências. É só isso. Competências estratégicas, comportamentais, emocionais, cognitivas. Tudo que você tem que fazer é se desenvolver nessas competências. Pessoas bem-sucedidas em qualquer área da vida não são 1000% melhores do que nós. Essas pessoas só possuem algumas vantagens competitivas, dada por sua capacidade de ter habilidades diferenciadas. Você precisa de habilidades estratégicas para governar a sua vida. Você precisa parar e planejar sua vida, as pessoas gastam mais tempo organizando a festa de final de ano ou um churrasco do fim de semana do que planejando a sua própria vida. O nosso cérebro é responsável por nossas emoções e nossos comportamentos. Se você não consegue dominar como você pensa, ter padrões cognitivos elevados, você vai ser dominado por padrões cognitivos habituais da sua vida que estão fazendo com que você não tenha sucesso. Se você não consegue controlar o seu cérebro você vai continuar tendo os resultados que vem obtendo.

Edgar Ueda: Qual é a sua mensagem final para que as pessoas tomem essa decisão?

Villela da Matta: Acabe com as suas esperanças. Esperança nunca pode ser uma boa estratégia para a vida. As pessoas fazem as mesmas coisa, se comportam do mesmo jeito todos os dias e possuem a esperança que o futuro vai ser diferente. Para acabar com essa esperança use o poder da antecipação, esse é um poder que só a raça humana possui. Tenho que começar a fazer e a construir alguma coisa hoje para ter o futuro que eu espero. Tenha evidências de que você está construindo uma vida positiva diariamente. Se você não possui evidências de que você está indo para o caminho que deseja, isso é esperança.

Quer sempre ficar atualizado sobre o Turnaround de pessoas de sucesso e ainda receber conteúdo transformador? Inscreva-se agora no meu canal no YouTube (https://goo.gl/hK1tQA), ative o sininho e você sempre terá informações de como mudar a sua vida. Assista a entrevista completa aqui: PARTE 1: https://youtu.be/meEeGKXxPHs / PARTE 2: https://youtu.be/2wPGE3stzbg

 

Acompanhe as nossas redes sociais e saiba em primeira mão novidades sobre o pré-lançamento do meu livro sobre a “Arte de Virar o Jogo” sobre os 3 pilares do TurnAround, que acontece ainda neste ano.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe e ajude a multiplicar informações que motivam, inspiram e despertam mudanças que vão ajudar outras pessoas a virarem o jogo.