13mar
De: Ingrid Em: março 13, 2018 Categoria: Na Mídia Comentários: 0

ALESSANDRA MILANEZ
SÃO PAULO

A zona leste ganhou nos últimos cinco anos 34.213 novos imóveis, o segundo maior crescimento registrado em São Paulo, atrás apenas da zona sul. Se o Tatuapé e a Vila Prudente concentram a expansão atual da região, especialistas apontam que os novos empreendimentos tendem a migrar para os bairros mais afastados do centro.

Iguatemi e São Rafael, ambos na região de São Mateus, e Cidade Tiradentes e José Bonifácio, na região de Itaquera, devem ser os novos polos da verticalização da região, segundo projeção da Mondeluz, empresa de inteligência em negócios imobiliários.

Para saber quais bairros têm maior potencial de crescimento, a Mondeluz usou dados da Fundação Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados) e da Prefeitura de São Paulo e cruzou a projeção de crescimento do número de domicílios com a de habitantes até 2040.

Além do crescimento populacional, esses bairros da fronteira leste da cidade têm a seu favor a disponibilidade de terrenos e o desenvolvimento de comércio, serviços e infraestrutura, diz Edgar Ueda, diretor de planejamento estratégico da Mondeluz.

Um dos principais vetores de crescimento são as expansões do metrô. Mesmo sem previsão para começar as obras, há um projeto para o prolongamento da Linha 15 – Prata, que utiliza o monotrilho e parte da linha 2 – Verde, na Vila Prudente, para São Mateus, Iguatemi, Jacú-Pêssego e Cidade Tiradentes, justamente em direção à região sinalizada no levantamento da Mondeluz.

Ainda que usando critérios distintos, as conclusões não diferem muito de outra análise para a região. Cristiane Crisci, gerente de inteligência de mercado do Grupo Zap Viva Real, também vê um futuro promissor para Itaquera, que já conta com boa infraestrutura.

Ela ressalta que a inauguração do estádio do Corinthians, em 2014, trouxe desenvolvimento para a região como um todo, inclusive melhorias no sistema de transporte.

A população também conta com opções de lazer, como o Sesc Itaquera, o Parque do Carmo e o Parque Ecológico do Tietê, e com shoppings consolidados, como o shopping Metrô Itaquera, inaugurado em 2007.

“Os shoppings são opção tanto de compras quanto de lazer e a inauguração de um shopping costuma fazer o mercado imobiliário do entorno se valorizar”, diz Crisci.

FAVORITO

Outro bairro que deve crescer ainda mais nos próximos anos é um dos mais tradicionais da zona leste, a Mooca, segundo aponta o estudo da Mondeluz.

Atualmente a Mooca já é um dos bairros mais desejados pelos paulistanos e é o sétimo bairro mais buscado de toda a cidade no portal de imóveis da Viva Real. Na zona leste, perde apenas para o Tatuapé, que é o quinto bairro mais procurado.

O bairro de forte presença italiana deve ser um dos beneficiados pela Operação Urbana Bairros do Tamaduateí.

A iniciativa define transformações urbanísticas, melhorias sociais e qualificação ambiental para os bairros que se desenvolveram às margens do rio Tamanduateí –como Mooca, Ipiranga e Vila Prudente. A ideia é promover o adensamento populacional e imobiliário na região.

Na lista de propostas, estão a criação de parques, resgate do patrimônio histórico, construção de moradias e erradicação de favelas.

“Todas essas medidas devem valorizar o metro quadrado da região e atrair ainda mais empreendimentos para esses bairros. Isso mostra como a intervenção pública é importante para o desenvolvimento das áreas da cidade”, afirma Crisci.

QUERIDINHO
A chegada da estação da Linha 3-Vermelha Tatuapé, em 1981, e a construção de dois shoppings em seu entorno, em 1997 e 2007, ajudaram a atrair empreendimentos de alto padrão para o Tatuapé

MOBILIDADE
Em 1957, a inauguração da Radial Leste fez do Belém um dos bairros mais desejados para se morar na zona leste

PLANEJADO
O bairro Anália Franco foi criado em 1968 e seu nome é uma homenagem à educadora de mesmo nome que criou ali um lar para órfãos. Hoje, o prédio é ocupado pela Universidade Cruzeiro do Sul

TRANSPORTE
O crescimento da Vila Matilde ganhou fôlego nas décadas de 1980 e 1990, resultado da inauguração da estação homônima na Linha 3-Vermelha do metrô, em 1988

TORCIDA
A inauguração da Arena Corinthians, em 2014, deu início a um novo ciclo de valorização de Itaquera

CONEXÃO
A avenida Aricanduva foi inaugurada em 1979, atraindo empreendimentos ao bairro homônimo. A via ganhou ainda duas extensões, primeiro até o distrito do Parque do Carmo, em 1982, e depois até o distrito de Iguatemi, em 1986

NÚMEROS

34.213
unidades foram lançadas na zona leste entre 2013 e 2017

68,8%
delas são apartamentos de dois dormitórios

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/sobretudo/morar/2018/03/1959990-lancamentos-tendem-a-ir-para-bairros-da-zona-leste-mais-afastados-do-centro.shtml

Gostou deste conteúdo? Compartilhe e ajude a multiplicar informações que motivam, inspiram e despertam mudanças que vão ajudar outras pessoas a virarem o jogo.