Você negocia o tempo todo. Com seus familiares, com seus vizinhos, com o síndico e os porteiros, com seus colegas de trabalho, com seu chefe, com seus clientes, com seus amigos, com todo mundo, todas as horas do dia. Tem ideia de quantas negociações você faz em um dia? Em uma semana? Um mês? Um ano?
Na verdade você já nasceu negociando. Recém-nascido, pedia colo ou alimento usando uma técnica infalível: chorava muito, fazendo aquela carinha de neném que deixava as pessoas completamente encantadas e disponíveis. Com o tempo esses argumentos já não tinham o mesmo efeito e você foi criando novas estratégias enquanto crescia. Hoje é adulto e continua negociando.
Mais do que nos negócios, você negocia a própria vida. Então, se quer ter um grande sucesso em todos os setores, é essencial que desenvolva suas habilidades para ser muito mais que um bom negociador. Você tem tudo para ser um negociador campeão.
Persuasão e influência
O negociador precisa ser persuasivo, ou seja, entender, em cada caso, o que é que funciona, o que não funciona e por que funciona ou não. Mas, além de ser persuasivo, o negociador deve alicerçar seus argumentos com um conjunto de pilares. Um desses pilares é a influência.
Influenciar é ter ascendência psicológica sobre o outro, é fazer com que alguém pense ou se comporte de determinada maneira. Do jeito que você acha ser melhor. O bom negociador é aquele cara que influencia pessoas. Sua capacidade de influenciar se revela no dia a dia com sua equipe: você consegue fazer com que cada um jogue suando a camisa e acreditando firmemente nas suas instruções. Só é possível exercer influência quando você tem autoridade e poder.
Como construir autoridade?
Quem tem mais autoridade inspira confiança.
Autoridade é um gatilho mental fortíssimo para vencermos em uma negociação. E, por sua vez, os gatilhos mentais são mecanismos psíquicos que ajudam o cérebro a tomar decisões mais rapidamente, em meio a tantas outras demandas do dia a dia. Portanto, use e abuse desses gatilhos.
Mostre sua autoridade. As pessoas em geral tendem a seguir e respeitar a opinião de determinadas pessoas em quem acreditam. Cite e mostre seus resultados, seus cases de sucesso, seu know-how. Nunca se esqueça disso na hora de negociar com alguém. Tendo sua autoridade reconhecida por seu interlocutor, você ganha força na negociação.
A credibilidade dos argumentos é um trunfo importantíssimo dos bons negociadores, principalmente se for bem planejada. Reúna informações que se mostrem confiáveis e até incontestáveis: gráficos, estatísticas, estudos, pareceres e testemunhos de técnicos serão sempre de grande valia. Se a pessoa com quem você negocia demonstrar interesse em ver, mostre-os. Se ele não quiser ver, use esses dados em sua argumentação.
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Edgar Ueda, sócio fundador do Instituto Êxito fundador da Neximob, palestre e autor do best-seller “Kintsugi: o poder de dar a volta por cima” e “Desvendando a Caixa Preta do Sucesso”, além de estar lançando seu novo livro do mercado imobiliário: “O Poder do Método”. Ele possui um conjunto de páginas de empreendedorismo com mais de 3 milhões de seguidores e mais de 35 milhões de impressões mês.
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